terça-feira, 1 de setembro de 2015

Why Europe ? (Plus some adivices)

Vou confessar que até mais ou menos um ano atrás eu não cogitava de maneira nenhuma fazer o programa de au pair em outro país que não fosse os EUA. Porque?
Bom, acho que por pura ignorância. A quantidade de blogs e informações em geral que a gente encontra na internet sobre Estados Unidos é esmagadoramente maior do que relatos sobre a Europa.
Isso sem falar na influência dos filmes e séries que amamos!

Um grande problema pra mim sempre que pensava no programa americano, era a driver's license! Eu só fui tirar a carta esse ano, tenho medo de dirigir e com certeza não me sentiria segura pra (aprender a!!)dirigir com crianças no carro! Vamos combinar que achar uma família que não precise que você dirija nos EUA é super dificil né? Já na Europa a história é bem diferente.

Além disso pesou o fato de ter a cidadania italiana, ter a possibilidade de construir minha vida na Europa se eu quiser, sem ter que me preocupar com visto e tendo direito ao sistema de saúde.

O último ponto é a facilidade pra viajar! Tudo é muito perto e (muitas vezes) muito barato!
Acho que a maioria das au pairs tem essa vontade de conhecer o máximo de lugares possíveis durante o programa, né?
Colocando na balança, embora os EUA tenha muitos lugares incríveis a se explorar, acho que a Europa abre um leque muito maior de opções e destinos!
Passar um final de semana em Paris deixa de ser um sonho tão distante pra se tornar realidade se você escolher ser au pair e morar em alguma das capitais europeias :)

Ok, você tem cidadania europeia, quer conhecer vários países e se aventurar na terra da rainha. Como proceder?
Bem, só mais um porém...
Antes de decidir que vai pra Inglaterra é bom ter em mente que não há uma agência no Brasil que faça a ponte entre as famílias de lá e as au pairs daqui.

Como citei anteriormente, o programa de au pair na Inglaterra não é aberto a brasileiros, portanto não faria sentido a existência de uma agência aqui.
A boa notícia é que você vai economizar um pouco fazendo tudo sozinha. A má noticia é que... você vai ter que fazer tudo sozinha. O que pra ser bem sincera eu não acho de toda má noticia, afinal um dos objetivos do intercâmbio é desenvolver sua autonomia, né? Porque não começar esse processo desde o começo? :)

O primeiro site que eu indico é o https://www.aupairworld.com/.
Foi onde eu encontrei a minha família e onde eu tive maior retorno.
O application em sí é bem simples, informações básicas e três campos pra você preencher. Muitas meninas ficam confusas na hora de preencher e não sabem bem onde por determinada informação. Acho que não tem certo e errado, vou dar apenas uma idéia de estrutura.

"Dear Family"
Escrevi o que esperava da relação entre host family e au pair e como achava que poderia ajudá-los de acordo com a minha experiência.-
"About me"
Informações básicas (como idade, nacionalidade e onde mora) e outras mais detalhadas sobre meu trabalho(como trabalho em uma escola bilíngue achei que seria bastante relevante falar sobre isso) e o que gosto de fazer no tempo livre. Habilidades extras como tocar piano ou jogar Basket também são legais de incluir.-
"Why do you want to be an au pair?"
Importantíssimo! Quais são seus objetivos durante o programa?
"Fugir da rotina, porque cansei da minha vida de trabalhadora/sofredora no Brasil, agora quero ganhar em libras e comprar muito na primark" e "Encontrar um marido europeu gato que me cubra de ouro" não são respostas aceitáveis x)-
Se você ainda não tem isso definido é hora de pensar.-
Se estudar é a sua prioridade, tem que frisar nesse campo, ajuda as famílias a entenderem que você vai precisar de tempo livre pra ir as aulas, pra equilibrar é bom enfatizar que está disposta a compensar essas horas em finais de semana.
Se sua prioridade é viajar aos finais de semana, também enfatize isso! Pois muitas famílias não oferecem os finais de semana livres! E mesmo as que oferecem pedem babysitting em médias duas vezes por mês aos sábados...

A minha família por exemplo me disse que terá sábados em que vão precisar de mim, mas também disse que poderíamos combinar um "long weekend" quando eu quiser viajar, indo sexta a noite e voltando segunda :)

No site http://www.gumtree.com/ você não preenche application, esse site é a versão inglesa do craigslist dos EUA, anúncios de todos os tipos, dentre eles famílias procurando au pairs.
Então você provavelmente terá que enviar uma carta de apresentação e seu currículo(em inglês!) pro anúncio das famílias que te interessarem.
Eu entrei em contato com algumas famílias, porém apenas uma me respondeu e marcamos skype no dia seguinte. Não deu certo pois tínhamos perspectivas diferentes de educação (Por ser professora eu tenho uma certa dificuldade em concordar com uma educação muito liberal, regras e rotina são essenciais gente! hahah) mas eles pareciam super gente boa! Então acho que vale procurar lá também.Outra opção são os grupos de au pair no facebook. Muitas famílias anunciam nesses grupos e também respondem au pairs que postam lá procurando família.-

Algumas dicas gerais:
- Sejam o mais sinceras possíveis sobre as suas expectativas!

- Não descartem famílias sem fotos se tiverem bastante informação no perfil! Muitos preenchem o application primeiro e colocam as fotos depois, ou tem medo de expor a família.

- NUNCA fechem nada sem ao fazer pelo menos um skype! Primordial né?

- Façam uma lista do que vocês querem, do que podem tolerar e do que é inaceitável. Torna mais fácil decidir se aquela família com 4 kids que oferece finais de semana livre pode ser a sua família perfeita!-

- Não se desesperem e fechem o match com uma família só porque os hosts são fofos e você tem medo que ninguém mais te escolha! Pare, respire e pondere.
Sei o quanto isso é difícil porque EU me desesperei e fiz isso, só que me arrependi antes mesmo de começar! Um mês antes do meu embarque cancelei com a primeira host family e mudei tudo.

Mas essa é outra história que logo eu volto pra contar :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário