terça-feira, 1 de setembro de 2015

Can i go ?

Como muitas de vocês devem saber, tecnicamente, nós brasileiras não podemos ser aupair na Inglaterra. Isso porque oficialmente o país só aceita aupairs da União Europeia, diferentemente da Alemanha e da Holanda que tem programa de aupair, e é inclusive oferecido em agências aqui no Brasil tal como o programa de aupair para os EUA.

Agora vocês se perguntam, e como você vai então?
Não, eu não pretendo ir ilegalmente e não aconselho isso pra ninguém, famílias que aceitam meninas que estão com status ilegal ou visto errado não devem ser das mais legais, em todos os sentidos né? Pensem, se a família está disposta a tentar burlar o governo (e a rainha!!), acha mesmo que vão te oferecer salário digno e boas condições?

Mas calma, não desistam ainda! Se você assim como eu tem avós ou bisavós de origem europeia ainda há uma chance pra você!

Não sei informar como funciona com todos os países europeus, mas no caso da Itália que é o país de onde vieram meus avós, se a sua família já tiver aberto pasta no consulado, ou seja, se alguém da sua família já havia dado entrada no pedido de cidadania, o processo é relativamente simples e rápido, caso contrário, infelizmente, pode levar mais de 10 anos.

Se você ainda tem dúvidas se tem ou não direito a cidadania, talvez o link abaixo te ajude!
http://www.aeroportoguarulhos.net/dicas-de-viagem/como-obter-cidadania-italiana

Ok, supondo que você tenha direito a cidadania europeia se você ainda não emitiu seu passaporte, esse é o próximo passo.
Independente de ser aupair, o passaporte europeu te poupa de muita chateação e burocracia na maioria das viagens internacionais. Quando fui pra NY tudo que precisei fazer foi me registrar online no ESTA (que nada mais é que uma autorização de entrada para os cidadãos europeus que vão aos EUA por até 3 meses) e pagar apenas treze dólares, sim, treze.
Se eu tivesse usado meu passaporte brasileiro teria que ter agendado entrevista no consulado, investido uma quantia considerável na taxa do visto e esperado ansiosamente pra saber se seria aprovada ou não!Sem falar na diferença de tratamento na alfandega e imigração.
Se você tem direito a qualquer cidadania europeia, vá atras do seus direitos, vale muito a pena!

Portanto, com passaporte europeu você pode, não somente ser aupair em qualquer país da união europeia, mas também procurar qualquer tipo de trabalho legalizado em qualquer agência como qualquer outro europeu! Você também terá direito a se registrar no sistema de saúde, o que vai te poupar muitos euros, ou melhor ainda, muitas libras, por não precisar do seguro saúde.

Essa parte acabou ficando mais longa do que eu esperava! Então no próximo post eu continuo, vou contar sobre a minha experiência com crianças no Brasil, sobre onde procurei famílias e porque eu escolhi a Inglaterra invés dos Estados Unidos :)

Por favor me contem nos comentários o que estão achando dos posts! O que vocês mais gostariam de saber? :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário